Blog do Eliomar

Políticas de combate à obesidade serão tema de audiência pública na CAS

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove audiência pública na quinta-feira (10) para discutir as políticas públicas de combate à obesidade. De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), mais de 65 milhões de pessoas no país estão com excesso de peso e outros 10 milhões são considerados obesos. Segundo pesquisa conjunta do IBGE com o Ministério da Saúde, 50% dos homens e 48% das mulheres têm excesso de peso, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam obesidade.

Foram convidados para a audiência a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul), Silvia Cozzolino; a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Constante Jaime; o coordenador clínico do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, Mauro Fisberg; e o coordenador da Comissão de Prevenção e Combate à Obesidade da AMB, Rogério Toledo Junior.

A audiência pública foi requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS). A CAS é presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) e a vice-presidente é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

(Agência Senado)