Blog do Eliomar

Secretário de Alto Rendimento cumpre agenda em Fortaleza nesta sexta-feira

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, acompanhado do secretário Especial da Copa 2014 do Governo do Ceará, Ferruccio Feitosa, visita nesta sexta-feira (23), às 15h, as obras do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), que será uma das estruturas mais modernas no mundo para treinamentos e competições e está sendo construído em frente à Arena Castelão. O equipamento, legado dos Jogos Olímpicos de 2016, vai fazer parte da Rede Nacional de Treinamento que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o país. A obra começou em setembro de 2013 e deve ser entregue no final deste ano.

“O secretário Ricardo Leyser tem se empenhado muito no desenvolvimento esportivo brasileiro. Recebê-lo em Fortaleza é motivo de satisfação e uma ótima oportunidade para mostrarmos o nosso compromisso com o Centro de Formação Olímpica. Com a conclusão desse equipamento em novembro desse ano, ele e a Arena Castelão formarão o maior complexo olímpico do país com 313 mil metros quadrados. O Ceará está mostrando seu potencial e sendo exemplo de desenvolvimento esportivo para o mundo”, aponta o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

O financiamento do centro é conjunto, dos governos estadual e federal, e as atividades contemplarão do esporte de base ao alto rendimento. O CFO abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – com cadeiras retráteis – que será multiuso, com capacidade para 17.100 pessoas sentadas para evento esportivo e 21 mil pessoas para evento cultural. O novo equipamento também vai ter camarotes, bares, salão e sala para transmissões, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas. Para os Jogos Rio 2016, o novo equipamento será usado como base para delegações estrangeiras no período de aclimatação.

À noite, o secretário recebe homenagem, em nome do ministro Aldo Rebelo, pelo apoio que o Ministério tem dado ao Tênis de Mesa. O ato será durante a abertura do 45º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Individual, maior evento nacional, que será realizado em Fortaleza até domingo (25). Ao todo, serão mais de 900 atletas olímpicos e paraolímpicos de 25 estados do Brasil e mais de 200 clubes.

(SecopaCE)