Blog do Eliomar

UFC fecha parceria para oferecer curso de chinês

213 1

“A Universidade Federal do Ceará será a primeira universidade federal do Norte e Nordeste a abrigar um Instituto Confúcio, também chamado de Hanban, abreviatura coloquial que designa o Instituto Nacional da China para o ensino de chinês como língua estrangeira.
O acordo foi assinado em Brasília, no último dia 17 de julho, pelo reitor Jesualdo Pereira, e pela diretora-geral da sede do Instituto Confúcio em Pequim (China), Srª Xu Lin.

A assinatura do documento fez parte da cerimônia bilateral realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, durante a qual foram firmados cerca de 40 acordos nas áreas de ciência, tecnologia, educação e cultura entre Brasil e China, na presença da Presidenta Dilma Rousseff e do Presidente da China, Xi Jinping. Também esteve presente ao evento o Coordenador de Assuntos Internacionais, Tito Lívio Cruz Romão, que negociou, como representante da UFC, a presença de uma filial do Instituto Confúcio na Instituição.

A expectativa é que as atividades de ensino da língua e cultura chinesas na UFC tenha início em um ano. A partir de agora, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC retomará as negociações para a escolha de uma universidade parceira chinesa, que participará da implantação do Instituto.

DETALHE – O Instituto Confúcio está presente em 450 unidades parceiras espalhadas por todos os continentes. No Brasil já são 10, sendo sete em pleno funcionamento.”

(Site da UFC)