Blog do Eliomar

Eleições 2014 – TRE do Ceará inicia treinamento dos mesários neste fim de semana

Neste sábado e domingo, o Tribunal Regional Eleitoral vai iniciar o treinamento dos mesários para as próximas eleições. A 112ª Zona Eleitoral, em Fortaleza, será a primeira a realizar o treinamento, que acontece nos dois dias, das 8 às 17 horas, no Colégio Odilon Braveza (Farias Brito), que fica na rua 8 de setembro, nº 1330, Varjota. Serão treinados, neste final de semana, 1.376 mesários, que atuarão em 345 seções, incluída uma seção de voto em trânsito, que funcionará na Assembleia Legislativa, na circunscrição da 112ª ZE. À frente dos trabalhos, a juíza Maria Regina Oliveira Câmara e o chefe de cartório Eduardo Figueiredo Pontes.

O treinamento de mesários inclui palestras sobre os procedimentos a serem adotados no dia da eleição no 1º turno (5 de outubro), e, se necessário, no 2º turno (26 de outubro), no atendimento a 6.271.554 cearenses aptos a votar. Os mesários também assistirão a um vídeo sobre o Programa de Acessibilidade e serão orientados a apresentar aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida o Requerimento de Atualização da Situação do Eleitor, no dia da eleição. Na última etapa do treinamento, neste final de semana, terão aula prática na urna eletrônica.

O treinamento de mesários, na capital (anexo), prossegue até o dia 21 de setembro. No interior, os mesários começam a ser treinados a partir de 2/9 até o dia 27 de setembro, cumprindo cronograma nas 110 zonas eleitorais que compreendem 183 municípios. Em todo o Estado do Ceará serão convocados 79.828 mesários para trabalhar nas eleições de 2014 em 19.921 seções, a serem instaladas em 6.933 locais de votação, além de 28 seções de justificativa e 15 de voto em trânsito.

(Site do TRE-CE)