Blog do Eliomar

Ceará é sede de Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado

ampl_cirurgiao-0701201412030huygensgarcai

Tudo pronto para o VIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. O evento ocorrerá de quinta a sábado deste mês, com apoio da Universidade Federal do Ceará, no Hotel Vila Galé (Cumbuco), no município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Vai contar com a participação dos principais serviços de transplante do Brasil e de cirurgiões de importantes instituições internacionais, como o Kings College, de Londres, e a Universidade de Miami.

O presidente do congresso é o professor Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Segundo diz, são esperados 500 participantes, que discutirão temas como transplante intestinal e multivisceral, transplante pediátrico, hepatite fulminante, infecções e imunossupressão.

Na quarta-feira, será realizada uma reunião da Câmara Técnica do Fígado, que antecede ao evento. Ao final do encontro, a partir das 11 horas de sábado, deve ser discutida e lançada a Carta de Cumbuco, um documento sobre política e financiamento de transplantes.

(Com UFC)