Blog do Eliomar

Tropas federais atuarão em 13 municípios do Ceará

No segundo turno das eleições, neste domingo (26), 13 municípios do Ceará receberão tropas federais. Nessa sexta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou que os municípios de Guaiuba e Itaitinga também vão ter reforço do Exército. Antes disso, o Tribunal Superior Eleitoral havia autorizado a presença de 2.500 militares em onze cidades cearenses.

A capital Fortaleza é um dos municípios que terá a presença das forças federais. As outras cidades são Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús, Aracati, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

O reforço na segurança das eleições no Ceará, com a presença do Exército, foi um pedido do procurador regional Eleitoral, Rômulo Conrado. De acordo com o Ministério Público do estado, houve a suspeita de repressão ao trabalho da Polícia Militar no primeiro turno, dia 5 de outubro. Segundo a investigação, as viaturas da PM ficaram paradas em alguns pontos das cidades, aguardando comando dos órgãos de segurança. Isso teria impedido a ronda dos policiais nos locais próximos à votação.

Além dos militares do Exército, 10,2 mil policiais civis e militares também vão trabalhar no Ceará no domingo.

(Agência Brasil)