Blog do Eliomar

Viadutos do Cocó são batizados com os nomes de Celina Queiroz e Antônio Martins Filho

Por iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder do prefeito na Câmara Municipal, os viadutos recém-liberados na área do Cocó receberão os nomes da artista e empresária Celina Queiroz e do educador Antônio Martins Filho. “Esta é uma homenagem a duas importantes personalidades da educação, da arte e da cultura do Ceará, reconhecidas e respeitadas para além das fronteiras nosso Estado”, explicou Evaldo Lima, durante pronunciamento na Câmara Municipal.

Antônio Martins Filho foi fundador da Universidade Federal do Ceará em 1954 e o primeiro reitor da instituição, fato que o tornou conhecido como o “reitor dos reitores”. Além disso, Martins Filho também fundou a Universidade Estadual do Ceará em 1977 e é dele o projeto de regionalização das universidades, tornando possível a abertura da Universidade Regional do Cariri em 1986. O acadêmico faleceu em 2002, aos 97 anos.

Celina Queiroz é a “dama da cultura do Ceará”, destaca Evaldo Lima. Incentivadora das artes, foi autora de diversas obras em telas de cerâmica e teve papel louvável na difusão de diversas manifestações artísticas através da Universidade de Fortaleza. Celina faleceu no ano passado aos 61 anos.