Blog do Eliomar

Cid Gomes – Qualquer avaliação do desempenho do professor só virá com caráter opcional

18 1

Em entrevista do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, nesta manhã de segunda-feira, o ministro da Educação, Cid Gomes, garantiu ter compromisso com a melhoria do salário dos professores. Ele confirmou que nesta quarta-feira divulgará o novo piso da categoria.

Cid tergiversou, ao ser indagado se  o MEC lançará algum tipo de programa para avaliar o desempenho dos docentes. Ele deixou claro que está hoje na condição de subordinado e que recebe ordens da presidente. “Sigo orientações, sou auxiliar da presidente Dilma”, observou o ministro.

Lembrado de que o ex-ministro Fernando Haddad teria proposto uma avaliação do desempenho dos docentes – uma espécie de Enem da categoria como chegou a definir o Inep, Cid admitiu que uma avaliação pode ocorrer, mas dando a opção ao professor de se submeter ou não. Ele chegou a considerar como atrativo desse exame o fato de o docente, aprovado, te condições de ser aproveitado em qualquer parte do território nacional.

Ainda no bom Dia Brasil, Cid Gomes reiterou que tem como metas à frente do ministério a valorização do magistério, a ampliação da oferta de creches e expansão de escola de tempo integral, bem como fazer a revisão do currículo do ensino médio.

Ele voltou a explicar frase divulgada pela imprensa cearense de que o professor deveria trabalhar por amor. Explicou que se referia ao fato de que qualquer um para trabalhar no setor público, precisa, acima de tudo, ter vocação como pré-requisito.

* Confira a entrevista aqui.