Blog do Eliomar

Rede Bobo apresenta – “Manchas da traição”

310 6

A promessa feita pelos governantes de que o Ceará teria, finalmente, a concretização de um sonho de mais de 60 anos – a refinaria -, sem dúvida, dá um bom enredo para uma novela cheia de emoções, com pitadas de cortejos políticos e traições. Vejamos:

Capítulo 1 – E num passado recente, lá estava o então presidente Lula, ao lado de aliados – entre eles o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa – é o da Operação Lava Jato, prometendo a obra aos cearenses. Tudo era alegria e festa…

lula_refinaria_ricardo_stuckert_pr_foto1-619x464

– Nunca na história desse País, o Ceará deixou de acreditar na refinaria…”

– É isso aí, chefe!!, bradou Inácio Arruda.

Entrevista com ciro Gomes

Enquanto isso, Ciro Gomes bradava: “Isso tem cheiro de enrolação!”

dilmaproteme

Capítulo 2 – Mas o tempo foi passando, a refinaria foi turbinando mandatos. Apareceu dona Dilma Rousseff, eleita com o mote e, por aqui, cheia de votos, reiterou a promessa da refinaria…

sergiuog

Capítulo 3 – Como toda novela que se preze, sempre aparece um vilão. O ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, tentou barrar o sonho dos cearenses. Veio a tal da pressão política e o tema voltou às paradas eleitorais.

not dilma garibaldi

Capítulo 4 – Dilma reapareceu e garantiu, emocionadamente, que a refinaria ia sair do papel.

cidfelizz

Para alegria e felicidade geral do então governador Cid Gomes, o projeto iria sair.

grac3a7a-foster-assustando-a-crianc3a7ada

Capítulo 5 – Mas o sonho, por pouco, não era barrado de novo pelo fantasma da contenção de despesas chamado gestão Graça Foster (Petrobras). Houve nova pressão política, porque isso cai bem em período eleitoral e…

camildilma

Capítulo 6 – Dilma veio de novo ao Ceará e, sob ares de Camilo Santana, deu a certeza de que a refinaria não seria abandonada.

refinaria_premium_2

Capítulo 7 – É, mas a tal da refinaria voltou à estaca zero. Culpa da crise internacional e também de tanta corrupção na Petrobras. Cancelaram o sonho? O Governo gastou mais de R$ 600 milhões com desapropriação de terreno, de índio e outras malhações;

camilo7

Capítulo 8 – Para o governador Camilo Santana, a esperança ainda não morreu. Ele diz que vai atrás de dona Dilma para cobrar a promessa que, pelo visto, vai precisar contar com boa ajuda, também, divina. Pelo visto, certo até agora estava apenas CIro Gomes.

DETALHE – Esta é uma peça de ficção e qualquer semelhança com pessoas e fatos não é semelhança. O que dá pra chorar, dá pra rir.