Blog do Eliomar

Caravana do Ceará vai participar de seminário internacional de contabilidade

mariamartonio-300x225

Maria Clara Bugarim e Martônio Coelho.

Uma caravana do Ceará vai participar, nesta quinta e sexta-feira, em Maceió (AL), do Seminário Regional Interamericano de Contabilidade. O evento reunirá líderes de entidades contábeis do Brasil, Portugal, Estados Unidos, Bolívia e da Argentina. O seminário tem por objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, além de apresentar novas perspectivas para a profissão contábil. A expectativa é que cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes, participem da programação.

Um dos temas a ser abordado será a Importância das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, na sigla em inglês), adotadas pelo Brasil em 2010. O assunto será discutido por Fábio Moraes, representante do Brasil no International Accounting Education Standards Board (IAESB), órgão internacional dedicado à elaboração de normas de educação na área de contabilidade. O painel será coordenado pela controladora-geral do Estado de Alagoas, contadora Maria Clara Bugarim.

A profissão contábil também será debatida sob a ótica do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês). Jim Knafo, membro do instituto, falará ao público com a coordenação do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior. O AICPA trabalha para estabelecer padrões éticos da profissão nos Estados Unidos e representa os profissionais no Congresso. Em seguida, Joseph Bryson, da Federação Internacional de Contadores (IFAC, na sigla em inglês), palestra, em espanhol, sobre La Creación de Capacidad, La Promoción de la Calidad (Criação da Capacidade e Promoção da Qualidade), com a coordenação da técnica oficial de contas Lucia Maria Portela, de Portugal. 

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Martonio Coelho, a contabilidade tem contribuído para importantes avanços no País e no mundo. Ele fará a abertura do seminário com a participação da controladora-geral do Estado de Alagoas, além dos presidentes Juarez Domingues (Fundação Brasileira de Contabilidade), Idésio da Silva Coelho (Ibracon), Mário Emir Berti (Fenacon), entre outros.