Blog do Eliomar

Dom Helder Câmara – Missa marcará abertura do processo de beatificação do cearense

domhelder

“Uma missa no próximo dia 3, no Recife (PE), marcará a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de dom Helder Câmara. Na quarta-feira, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, assinou edital que torna pública a autorização da Santa Sé. O documento afirma não haver nenhum impedimento para que os procedimentos sejam levados adiante. Agora, dom Hélder é reconhecido como “Servo de Deus”.

Uma comissão jurídica nomeada por dom Saburido ficará responsável pela próxima etapa para a beatificação, que será o reconhecimento de “virtudes heroicas”. A comissão, chamada de tribunal, será formada por dois canonistas, um juiz delegado e um promotor de justiça, além de notário, notário adjunto e cursor. Durante a missa do dia 3 de maio, o tribunal será nomeado oficialmente e os escolhidos farão juramento.

A Arquidiocese de Olinda e Recife fez o pedido de canonização em 2014. Conhecido como “dom da paz”, o religioso, nascido em Fortaleza em 1909, foi defensor dos direitos humanos durante o Regime Militar brasileiro e, por isso, sofreu diversas represálias. Único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz, morreu em 1999.”

(O POVO)