Blog do Eliomar

Festa do Pau da Bandeira começa neste fim de semana em Barbalha

maderia

Segura o pau de Santo Antôôôônio!!

O governador Camilo Santana (PT) e o secretário estadual da Cultura, Guilherme Sampaio, vão participar, neste domingo, da tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha – a Festa do Pau da Bandeira, que começa neste fim de semana. O evento marcará a abertura dos festejos juninos do Ceará.

A abertura da festa ocorrerá, a partir das 9 horas, com a missa na Igreja Matriz, cercada por quase 60 grupos de cultura tradicional popular que seguirão em cortejo pelo Corredor Cultural, um trecho de mais de 3 km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. Neste sábado, porém, antecedendo a abertura dos festejos de Santo Antônio, acontecerá em Barbalha a “Noite das Solteironas”, recebendo moradores e visitantes que se preparam para o domingo de festa.

Na tarde de domingo, a festa atinge o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e pela derrubada da árvore – neste ano, um angico de 23 metros pesando quase 3 toneladas, farão o translado e o hasteamento do mastro. Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais e de vários ritmos.