Blog do Eliomar

O que é HUB?

38 2

Em artigo enviado ao Blog, o escritor João Soares Neto sugere que o HUB é uma “novela” parecida à promessa da siderúrgica. Confira:

A palavra “HUB” (riubi) significa fulcro, centro, convergência de linha aérea etc. No HUB que a Latam, fusão da Lam e da Tam, planeja implantar no nordeste estão disputando Fortaleza, Natal e Recife.

Vendo o mapa mundi fácil é ver que essas cidades são às mais próximas da ponta da Europa e do sul dos Estados Unidos, sem falar nos países da América Central ao meio. As três cidades foram centros de apoio americano, um hub, na 2ª guerra mundial.

Agora, a luta é outra. A Latam quer obter vantagens fiscais, entre outros, combustível com menos impostos e um complexo aeroportuário de qualidade para passageiros, carga e logística na cidade que virará ponto de concentração de suas aeronaves.

Acresça-se a isso que essa mesma Latam disputa, em Portugal, a compra da Tap, empresa de aviação estatal deficitária.

Fortaleza não tem sido aquinhoada nos últimos doze anos com nada significativo do governo federal. Sequer montadoras de veículos que optaram por Pernambuco e Bahia.

Esses dois estados têm, além dessas, portos e complexos industriais pesados, inclusive siderúrgicas. Tantas as promessas de Lula e Dilma em vários lançamentos da siderurgia que não saiu da desapropriação, da terraplenagem e de prejuízos para o Ceará. O Ceará, nas três eleições presidenciais, optou de forma maciça por Lula e Dilma. O retorno: apenas o “Minha casa, minha vida “e as “bolsas”.

O HUB será iniciativa privada, mas não há como deslembrar do saldo devedor moral- e financeiro – do governo em face da siderúrgica. A novela que nos machucou muito, tantos foram os atores envolvidos. O povo, espectador, ficou na saudade. Que venha o HUB.