Blog do Eliomar

Prefeitura manda nota sobre rampas de lixo em canteiros de avenidas

243 6

Da Prefeitura de Fortaleza, este Blog recebeu nota em resposta ao acúmulo de lixo nos canteiros de avenidas da cidade, como a Expedicionários e a Leste-Oeste. Confira:

Sobre o acúmulo de lixo nos canteiros centrais das avenidas Expedicionários e Leste-Oeste, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que a coleta de lixo está sendo feita ininterruptamente e que está realizando o diagnóstico dos pontos de lixo na cidade, que hoje são cerca de 1.800 em toda a capital. Neste trabalho, são identificados, em grande parte, o comportamento de algumas empresas que insistem em depositar seus rejeitos, principalmente, nestes locais e demais corredores comerciais de Fortaleza, transferindo esse custo para coleta pública.

Todo este cenário vem sendo registrado, monitorado, analisado e corrigido, inicialmente de maneira emergencial, por meio da Central 156, enquanto se completam as novas ferramentas de gestão. A Central 156 possibilitou uma relação de proximidade entre a população e a municipalidade, fomentando informações precisas para a implantação do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Fortaleza. Já, a partir do final de setembro, será implantado o Sistema Georreferenciado para o Monitoramento do Lixo de Grandes Geradores, cujo suporte logístico será feito pela apreensão e remoção de “containers” clandestinos e irregulares. Certamente, essa operação vai modificar, substancialmente, o quadro da limpeza urbana de Fortaleza, criado erroneamente no passado.

Desde a publicação da nova Lei 10.340, em 8 de maio deste ano, a coleta particular responsável pelos grandes geradores cresceu 19% em número de contratos novos, correspondendo a 2.421 m³ de lixo a menos nas ruas de Fortaleza. Apesar da ansiedade de todos os munícipes, e a intransigência dos que não aceitam pagar o custo ambiental de suas atividades comerciais, a cidade está cada vez próxima da curva de sustentabilidade, bem diferente de um passado recente.