Blog do Eliomar

Salmito anuncia incentivo à cultura popular na TV Fortaleza

foto salmito 150912 cordel

O palco com duas tábuas de compensado é improvisado sobre caixas de refrigerante e cerveja. Assim também como são improvisados versos e rimas. O cenário da praça a céu aberto permite que pássaros do alto das árvores participem das apresentações, ora no acompanhamento dos artistas, ora com espetáculo próprio, entre uma atração e outra.

Tudo isso ocorre durante a Feira de Cordel, que acontece no segundo sábado de cada mês na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, das 9 horas às 13 horas.

Nesse sábado (12), os artistas se fizeram público, ao ouvirem algumas das propostas que a Câmara Municipal pretende elaborar para o Centro, após a finalização dos oito encontros temáticos do Pacto em Ação. Na terça-feira (15), no Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, conhecido como Sindicato dos Comerciários, localizado na avenida Tristão Gonçalves, 803, haverá o sexto encontro com o debate sobre a “Readequação do Centro de Economia Popular (feiras e ambulantes)”, com mediação do ex-senador e jornalista Cid Carvalho e presidência da sessão do vereador Benigno Júnior.

foto salmito 150912 klevisson

Na fala aos artistas populares, o presidente do Legislativo de Fortaleza, Salmito Filho, sugeriu que cordelistas, poetas e repentistas procurassem algum prédio histórico no Centro para a criação de uma associação em defesa à cultura popular. Como incentivo à atividade, Salmito colocou a TV Fortaleza à disposição para a produção e transmissão de um programa voltado à cultura popular. Uma reunião entre a Presidência da Câmara Municipal e os artistas ocorrerá esta semana.

Para o cordelista e fundador da Tupynanquim Editora e da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE), Klévisson Viana, a iniciativa da Presidência Câmara Municipal é fundamental para que a cultura popular ganhe voz e rosto, junto ao fortalezense.