Blog do Eliomar

Delegado diz que Polícia Judiciária carrega responsabilidade do sistema penitenciário

foto cesar wagner delegado ce

Em artigo na página do Facebook, o delegado César Wagner contesta a “parceria” entre a Polícia Judiciária e o sistema penitenciário no Ceará, que só sacrificaria uma das partes. Confira:

Enquanto a situação do sistema penitenciário cearense é equacionada, com múltiplas soluções – que vão desde as audiências de custódia, que no seu início, nacionalmente, já garantem a soltura de 47% daqueles que cometem delitos-, até a limitação do ingresso de presos nos presídios -, a Polícia Judiciária agoniza. Delegacias superlotadas, fugas e tentativas constantes e por último, talvez a primeira, destruição de suas instalações.

Muito se tem dito da parceria que deve existir entre instituições. E parceria pressupõe divisão de bônus e ônus. Não me parece essa a situação que nos encontramos, pois enquanto uma entra em colapso, outra respira.

O Governo do Estado tem se empenhado firmemente no combate a violência que nos últimos anos deslanchou para uma situação insustentável.

Agora, começa a perder rapidamente um importante braço neste combate, e consequentemente na impunidade que realimenta o ciclo criminoso. Os dados já apontam neste sentido.

A Polícia Judiciária vai às entranhas das organizações criminosas que espalham o terror e as enfrenta com destemor e inteligência.

A desesperança, que antes contaminava setores da sociedade, chega agora aos homens e mulheres policiais civis que com suas vidas a defendem, forçados a deixar suas atividades a margem, para realizar missão de outros.

O sinal amarelo hoje é vermelho!!!