Blog do Eliomar

Fortaleza 2014 – Diagnóstico da Regional V será apresentado

eudoro-santana

Será divulgado, nesta segunda-feira, a partir das 13 horas, no Cuca do Mondubim, o diagnóstico da primeira etapa do Plano Fortaleza 2040, chamada Fortaleza Hoje, relativo à Regional V. As reuniões estão sendo promovidas pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O superintendente do órgão, Eudoro Santana, e o secretário da Regional V, Júlio Ramon Soares, estarão presentes ao encontro.

O diagnóstico do Plano, que foi feito por Regional, começou a ser apresentado no dia 16 deste mês de setembro, com a exposição das informações da Regional Centro. No dia 17, houve a apresentação dos dados da Regional IV. Logo após, no dia 18/9, foi a vez da Regional I. No dia 22/9, foram mostrados os dados da Regional III e, no dia 24/9, foram expostas as informações da Regional VI.

Neste diagnóstico, está sendo divulgada a forma como os moradores caracterizam seus bairros, ressaltando as especificidades de cada comunidade, em relação à infraestrutura de moradia, ao acesso aos serviços, à interação social e à economia.

Em relação ao acesso à água potável, foi destacado pelos moradores que participaram dos debates que o Bom Jardim tem o abastecimento em todo o bairro, assim como o Conjunto Ceará, o Genibaú e o Conjunto José Walter. Quanto à rede coletora de esgoto, existe em todas as residências do Conjunto Ceará e do Conjunto José Walter, por exemplo.

Sobre iluminação, é bem distribuída no Bom Jardim e no Canindezinho, conforme afirmaram os moradores. Acerca da mobilidade, há um terminal de ônibus no Conjunto Ceará que interliga vários bairros e outros terminais, facilitando a locomoção dos moradores. Há paradas de topiques que facilitam a mobilidade do bairro para outras localidades e existem paradas de trem urbano que ficam no limite com o bairro Jurema que também são utilizadas por alguns moradores.

No item educação, há escolas do ensino fundamental no Genibaú, além de quatro escolas públicas na Granja Portugal.

SERVIÇO

* Para saber mais sobre o Plano Fortaleza 2040, acesse:
fortaleza.ce.gov.br/fortaleza2040