Blog do Eliomar

DNOCS – Cadê a reestruturação

Com o título “Reestruturação do DNOCS ressuscita com novo apoio político”, eis artigo do jornalista e servidor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Edilton Silva Saldanha. Ele cutuca cobrando essa iniciativa. Confira:

A reestruturação do DNOCS que, desde o ano passado, está engavetada nos birôs do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, deverá seguir seu trâmite legal, nos próximos dias, é o que espera o seu corpo de servidores.

A proposta de reestruturação do Departamento chegou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), ainda em 2013, por força de um trabalho intenso, liderado pelo então deputado federal Eudes Xavier, que não conseguiu se reeleger.

Tendo sido apreciado no MPOG, o projeto foi devolvido ao MIN para serem feitos alguns ajustes, e até hoje está “dormindo” nessa pasta. Agora, surgem novos políticos interessados em promoverem a revitalização da autarquia secular.

Sob a liderança do diretor-geral, Walter Gomes de Sousa, o senador Elmano Férrer (Piauí), os deputados federais José Maria Macedo Júnior, Odorico Monteiro (Ceará), a deputada estadual Laís Nunes (Ceará) e representantes das associações, além de servidores, estiveram reunidos no gabinete da direção geral do DNOCS, na semana passada, oportunidade na qual foram retomados empenhos dos gestores da Instituição, e forças políticas, com objetivo de fazer com que o Governo Dilma retire do MI o referido projeto e faça o mesmo fluir nos gabinetes brasilienses, e possam chegar ao Congresso Nacional, para a sua tão esperada aprovação.

Por outro lado, todos aguardam que o senador Eunício Oliveira, que está se manifestando em defesa do órgão, assim como outros parlamentares das esferas municipal, estadual e federal, marque a reunião prometida aos servidores no último dia 7 de novembro.

O homem bravo, do semiárido nordestino, não pode mais sofrer falta de água, na sua região. É hora do DNOCS se apresentar com novas atitudes, que venham mitigar o sofrimento desse ser.

* Edilton Silva Saldanha,

Jornalista e servidor do DNOCS.