Blog do Eliomar

Avaliação de Roberto Cláudio em pesquisa não é a ‘pior dos mundos’

1068 8

camilo-e-rc

Da Coluna Fábio Campos, no O POVO deste domingo (10):

No vácuo de pesquisas de opinião, o instituto Paraná Pesquisas, com sede em Curitiba, ganhou repercussão com suas consultas que medem a popularidade de prefeitos de capitais e governadores. Ao longo do segundo semestre de 2015, a empresa mediu a aceitação dos prefeitos de 13 capitais.

ACM Neto, prefeito de Salvador, é o mais popular da lista sendo aprovado por 84,7% dos eleitores. Em último, disputando a pior avaliação com Fernando Haddad (PT-SP), está Paulo de Siqueira Garcia (PT), de Goiânia. Os dois têm aprovação de 27,6% e 21,3%, respectivamente.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) vem logo a seguir com aprovação de 36,3%. Essa aprovação equivale ao índice de ótimo e bom. Não é o pior dos mundos para o fim do terceiro ano de mandato. O último ano de gestão, que costuma conceder maior visibilidade dos gestores, sempre melhora a aprovação do prefeito.

O governador Camilo Santana (PT), mesmo na crise dos cofres desmilinguidos, deverá chegar à campanha eleitoral de 2016 com boa influência junto ao eleitorado.

Segundo o levantamento do Paraná Pesquisas (consulta realizada em novembro passado), o governador do Ceará chegou ao penúltimo mês de seu primeiro ano como gestor com uma aprovação de 58% e desaprovação de 35,4%.

O desempenho de Camilo não ficou distante da aprovação dos primeiros colocados, Renan Filho (PMDB-AL) com 67,5% e Raimundo Colombo (PSD-SC), com 64,5%.

O resultado do Governador do Ceará é melhor do que o obtido por Geraldo Alckmin (PSDB-SP), com 52,3% de aprovação contra 44,9% de avaliação popular negativa.