Blog do Eliomar

Guimarães e a tese da chapa própria em Fortaleza

36 2

foto guimarães isolado

Por que o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), que evitava até falar no tema sucessão municipal em Fortaleza, resolveu, de uma hora para outra, aderir à tese da candidatura própria? Eis a pergunta que muitos do PT e de partidos aliados estão fazendo nos bastidores.

José Guimarães deve dizer que segue a orientação da direção nacional petista de que é preciso palanque para firmar posições e, também, para defender a legenda, hoje mergulhada no lamaçal da corrupção da Lava Jato.

Mas há outros petistas que também apostam numa outra justificativa para esse desejo de Guimarães por chapa própria na Capital: ele estaria sendo acossado, em suas bases no interior, por candidaturas turbinadas pelos Ferreira Gomes.

Guimarães nunca escondeu que sonha em disputar o Senado, no que 2018 lhe daria essa chance, mas, entre os Ferreira Gomes, há quem defenda uma articulação política pró-Cid Gomes ou algum outro nome ligado a esse grupo político.

Pois é, a política é com o sol: pode estar brilhando agora no céu, mas, por questão de alguns minutinhos, ser encoberto pelas nuvens.