Blog do Eliomar

Alô, solteironas! Festa do Pau da Bandeira de Barbalha começa neste sábado

foto barbalha foto

A tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha começa neste sábado, nesse município da Região do Cariri. É a primeira edição da festa após o reconhecimento nacional do Pau da Bandeira de Barbalha, com registro como patrimônio imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O reconhecimento nacional da Festa de Santo Antônio de Barbalha pelo Iphan é muito importante para a cultura cearense e reforça a dimensão dessa expressão da cultura tradicional popular, em que dezenas de grupos, artistas e mestres participam ativamente, em uma das mais marcantes manifestações do Cariri, do Ceará e do Brasil”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

A abertura da programação acontece com a festa “Noite das Solteironas”, neste sábado (28), e prosseguirá com o carregamento e o hasteamento do Pau da Bandeira, neste domingo (29). As festividades continuam com atividades todos os dias, até 13 de junho, com expectativa de que mais de 300 mil pessoas se reúnam em Barbalha.

A tradição do Pau da Bandeira começou em 1928. Trata-se do tronco de uma árvore previamente escolhida, simbolizando a promessa e a devoção ao santo casamenteiro. Os carregadores formam uma espécie de irmandade e centenas de homens se revezam para levar o pau sobre os ombros por cerca de seis quilômetros até a frente da Igreja Matriz de Barbalha, onde é hasteado com a bandeira de Santo Antônio, numa demonstração de força e fé.