Com o título “Turismo: Um placar nada favorável”, eis artigo de Allan Aguiar, ex-secretário do Turismo do Ceará. Ele analisa números sobre movimentação de passageiros no Nordeste e diz que o quadro não é animador para o Ceará. Confira:
Os números da movimentação de passageiros dos quatro principais Destinos Turísticos do Nordeste do Brasil revelam o tamanho da perda de competitividade de nossa capital enquanto maior e mais importante portão de entrada no nosso Estado. São números nada animadores para a “Terra da Luz”.
No quadrimestre encerrado em abril passado, comparativamente ao mesmo período de 2015, a contabilidade apresentada pela INFRAERO e MTUR mostra Fortaleza com quedas de 7,44% dos desembarques totais, impressionantes 80,2% das chegadas em voos Charters (fretamento) internacionais e um muito modesto crescimento de 2,80% nos charters nacionais. Enquanto o conjunto dos aviões fretados trouxeram para Fortaleza 28.818 turistas, deixaram em Recife 44.338 e 87.004 em Salvador, com expressivos crescimentos de 20,6% e 21,8%, respectivamente. Ou seja, enquanto Fortaleza registrou estagnação do desembarque de quem comprou pacotes turísticos, Recife e Salvador dispararam.
Outro dado alarmante foi o dos desembarques internacionais. Natal cresceu impressionantes 16,37% no mesmo período, passando de 27.339 para 31.814 chegadas, superando Fortaleza que estagnou novamente, agora em 31.761 ante 31.398 de JAN a ABR de 2015. Salvador marcou 50.411 e Recife 39.565 chegadas internacionais. Ou seja, nosso Pinto Martins conseguiu perder, pela primeira vez na historia, para o Aeroporto Internacional de Natal. Quanto ao de Recife, que outrora recebia menos da metade dos nossos voos internacionais, desde 2011 que nos ultrapassaram e só ampliam a distância.
Resta evidente que algo desandou, estruturalmente, na gestão pública do Turismo cearense. Os números desses agregados turísticos levariam, em qualquer país ou região economicamente dependente dessa atividade econômica, a rever a agenda e gestores da pasta. Mas o abandono completo da meritocracia e de um modelo moderno de governança, isso associada à politização do “impolitizável”, lançou nosso turismo em atoleiro insuperável e com danos severos para a cadeia produtiva do setor, a qual poderia empregar muito mais cearenses que hoje lotam as filas de emprego.
O Governo do Estado, esclerosado e sem planejamento, insiste em Aquário sem peixes, em dois aeroportos regionais sem aviões, Centro Olímpico sem atletas, Centro de Eventos sem eventos, e Terminal do Porto do Mucuripe sem ver navios. Isso tudo a um custo sem benefício de mais de R$ 1.000.000.000,00 (Um Bilhão de Reais).
Esses números reforçam as convicções de que o Ceará, e sua Fortaleza, figuram hoje na segunda divisão do Turismo do Nordeste do Brasil, coisa impensável anos atrás em que gozávamos claramente da preferencia de mercados emissores de turistas, como, em especial, São Paulo, Minas e Brasília.
Desta forma, resta claro que estamos em risco diante do sonho do HUB Aéreo Internacional da LATAM. Sem Aeroporto (Pinto Martins) minimamente capaz de operar as aeronaves de grande porte para pousos e decolagens intercontinentais, as quais exigem pistas de, pelo menos, 3.000 metros, podemos assistir um tiro certeiro em nossa mais clara vocação econômica pela incrível e única motivação de termos falhado flagrantemente no planejamento das infraestruturas e ordenamento econômico e ecológico capazes de atrair o capital privado para investir no Ceará.
Por último, releva destacar que muitos atribuem, e começo a acreditar que com razão, que nossa péssima fama de Violência é também uma das acionistas majoritárias dessa inapetência de brasileiros e estrangeiros pelo Ceará, que caminha célere na consolidação da citada pior fama que um Destino turístico pode ter: Inseguro/violento demais para passear com a família. Neste caso, estaremos perdidos.
*Allan Aguiar
Ex-secretário do Turismo do Ceará e ex-presidente da EMPETUR e da CTI – Fundação de Turismo Integrado do Nordeste.
4 Comentários
Realmente lamentável!
Parabéns Allan Aguiar pela excelente matéria.
Realmente o quadro é muito preocupante, principalmente diante da relação cambial favorável para as moedas estrangeiras frente ao Real, notadamente o Dólar e o Euro, que torna mais baratos os destinos turísticos brasileiros, especialmente os do Nordeste.
Até parece o vexame dos 7 Alemanha x 1 Brasil na última Copa (no caso da disputa entre os aeroportos do nordeste para o título de “campeão HUB” da região). Se o Terminal 2 do Pinto Martins não estivesse hoje em ruínas e a pista de emergência estivesse concluída, Fortaleza estaria certamente em posição de larga vantagem para conquistar o HUB do Nordeste. Erraram os últimos governos do CE em não priorizar este importantíssimo objetivo.
Vale registrar, também, que o CE foi o primeiro estado do Nordeste a baratear o custo do querosene de aviação (QAV) com a redução do ICMS, mas errou na calibragem da alíquota de 12%, enquanto muitos estados reduziram para apenas 3%. O projeto de Lei proposto para a Assembléia Legislativa do CE por sua gestão na SETUR-CE já recomendava esta alíquota ideal de 3%!
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/16/comissao-discute-aliquota-de-12-para-icms-do-querosene-de-aviacao
A Câmara Brasil Portugal realizará no próximo dia 10 um debate sobre a indústria do turismo do Ceará. Será durante almoço no Hotel Praia Centro (Fabrica de Eventos), com a participação do Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho e empresários do setor. Na agenda, exatamente os projetos públicos e privados no setor. Bom momento para discutir a pauta desse artigo.
Lamentável esse quadro do setor de turismo encontra nosso estado vizinho. A falta de políticas públicas para turismo a anos acarreta esse saldo negativo.