Blog do Eliomar

Fortaleza e seus espaços públicos

Com o título “Um novo tempo para o espaço público”, eis artigo de Adail Fontenele, coordenador de articulação das Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza. Ele destaca o avanço da gestão na recuperação de espaços públicos. Confira:

Um novo momento para a civilidade. A nova política de valorização dos espaços públicos que vem sendo implementada pelo prefeito Roberto Cláudio tem gerado uma transformação na forma como os moradores de Fortaleza compartilham suas vivências. Praça após praça é comum testemunharmos que espaços antes escuros e refúgio para a criminalidade, dão lugar ao convívio mais próximo entre vizinhos, pais e crianças.

A primeira visão sobre a necessidade de recuperar nossos espaços públicos surgiu por meio do Gabinete da Primeira-Dama, Carol Bezerra. Em seu trabalho com a primeira-infância, visitando famílias em bairros com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), ela percebeu a urgência com que precisávamos recuperar nossas áreas de lazer e encontro.

A partir daí, com o Projeto Praça Amiga da Criança, o prefeito Roberto Cláudio garantiu um amplo programa de recuperação de nossas praças, com a instalação de parques infantis, academias ao ar livre, quadras poliesportivas, pistas de skate, uma iluminação mais forte e eficiente e uma série de outras melhorias. Isto sem mencionar as Areninhas, que também têm transformado a vida de muitas comunidades.

Vale ressaltar que estas praças estão, em sua grande maioria, localizadas em áreas de menor IDH, próximas a áreas de grande densidade habitacional e que há anos não recebiam investimentos. Para as outras áreas, a Prefeitura capta recursos da iniciativa privada, através de iniciativas como o Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes.

Ao final de sua atual gestão, a Prefeitura terá entregado cerca de 260 praças completamente requalificadas. Isto é mais de 50% do total de espaços catalogados pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.
Basta andar pelas ruas e ver que os espaços públicos de convívio passam por uma revolução. Um novo tempo em que a cidade reage e, ocupando o que é seu, combate também a violência urbana.

*Adail Fontenele
Coordenador de Articulação das Secretarias Regionais
Prefeitura de Fortaleza
adail.fontenele@gmail.com