Blog do Eliomar

Salmito destaca desempenho da educação pública estadual

foto-salmito-16913-opovo

Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), se 77 escolas públicas do ensino médio de São Paulo estivessem entre as 100 melhores escolas do Brasil, o feito ocuparia as manchetes dos principais jornais e telejornais do país, além de ocupar a tribuna do Congresso Nacional em vários pronunciamentos. Como o feito é do Estado do Ceará, fica apenas o orgulho de uma educação pública de qualidade para os cearenses.

A observação do presidente do Legislativo de Fortaleza foi feita nesta terça-feira (13), durante pronunciamento sobre os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo a 2015, divulgados pelo Ministério da Educação.

Salmito parabenizou a todos que fizeram parte desse resultado, destacando o ex-governador Cid Gomes (PDT), o atual governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela, que foi secretária de Educação Ceará na gestão de Cid Gomes e idealizadora do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

“A educação é uma das principais políticas sociais, que podem transformar a vida de uma pessoa individualmente e da coletividade. Isso é combater a violência, é uma política a médio e longo prazo, e não eleitoral. É uma política de estado que os resultados começam a surgir mesmo quando o gestor não está mais no governo. E esse é o tipo de política pública que a população merece e exige de quem está dirigindo o destino de nosso país”, disse Salmito.

O presidente do Legislativo Municipal lembrou ainda que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) também aderiu a essa parceria institucional e já consegue sentir um crescimento na qualidade da educação pública de Fortaleza. “O prefeito também ingressou nesse Programa (PAIC) e aí estão os resultados. Fortaleza saiu de vinte escolas com desempenho satisfatório, alunos que estão aprendendo a ler e escrever, para cento e quarenta escolas”.

(com informações da Câmara Municipal de Fortaleza)