Blog do Eliomar

Canindé, em festa, celebra São Francisco

camnindee
Canindé (Por Daniela Nogueira) – Prosseguem nesta sexta-feira, em Canindé (120 km de Fortaleza), os festejos em homenagem a São Francisco das Chagas, o padroeiro dos animais. Por conta das eleições, as festas na cidade começaram no dia 6 e seguem até o dia 16.
Milhares de fiéis lotam a cidade, em sinal de devoção ao santo. Muitos chegam caminhando, em uma forma de agradecimento por uma graça alcançada.
Uma multidão se formou ontem logo cedo, na praça em frente à Basílica, para participar do início dos festejos. Houve o hasteamento da bandeira franciscana, que permanecerá hasteada até o fim das festas e celebração de missa campal às 4 horas da manhã.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil devotos participaram da solenidade de abertura. O pároco de Canindé, frei Marconi Lins, presidiu a celebração de abertura e o prefeito Celso Cristóstomo hasteou a bandeira de Canindé.
Do dia 7 até o dia 15 deste mês, haverá Via Sacra às 17 horas e novenas às 18 horas. A partir das 5 horas, serão celebradas missas de hora em hora. No dia 16, às 10 horas, acontecerá o encerramento da festa, na Quadra da Gruta.
A Paróquia de São Francisco das Chagas completará 200 anos de existência no ano que vem, em 2017.
Enquanto isso, a estátua de São Francisco, que tem mais de 30 metros de altura, passa por reformas em seu entorno. O monumento, situado no bairro Alto do Moinho, tem recebido visita de devotos que chegam para fazer orações ao santo.