Blog do Eliomar

Etufor vai monitorar em tempo real todas as rotas de ônibus

centrointegrado

Vai entrar em funcionamento, a partir das 10 horas desta terça-feira, o Centro Operacional Integrado (COI) da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufot). O COI foi montado na sede da empresa e disporá de oito telas e vinte postos de trabalho. A ordem é monitorar, em tempo real, as linhas, velocidade media dos ônibus e vans nas faixas exclusivas e corredores , bem como o funcionamento dos sete terminais fechados, dos dois abertos, e das estações do Corredor Expresso da Bezerra de Menezes por meio do circuito de câmeras.

Segundo a Etufor, com o COI será possível acompanhar em tempo real a operação de transporte, readequando a frota dos ônibus, os intervalos e, se necessário, realizar o desvio de rotas em caso de acidentes, manifestações ou obras. Fortaleza conta hoje com 327 linhas do sistema público de transporte.

A ordem é beneficiar os usuários diretamente, reduzindo o tempo de espera nos pontos de parada, favorecendo o desvio de rota e redução de queimas de parada, a partir das denúncias que serão verificadas em tempo real. Outra meta é a segurança dos ônibus, das vans e dos terminais que já são monitorados e integrados ao CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, passando também a ser monitorados pelo COI.