Blog do Eliomar

Instituto cearense ganha dois prêmios nacionais na área do empreendedorismo na Educação

O Prêmio Ozires Silva, que reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade do País, deu, em sua 10ª edição, ao Instituto Social Brasilis, do Ceará, dois prêmios na categoria Empreendedorismo na Educação – na modalidade Pessoa Física. Os projetos vencedores foram “Formação Empreendedora de Base Tecnológica: da construção de projetos ao protagonismo” e “Game Olhares” – com Menção Honrosa-, de autoria de Emanuelly Oliveira, fundadora e diretora executiva, e Elvis Alves, diretor de comunicação e redes, respectivamente.

Essa foi a primeira vez, em dez anos de existência do prêmio, que nordestinos conquistam os primeiros lugares. “Nossa conquista valoriza a produção de incentivos à educação e ao desenvolvimento de habilidades. O prêmio é o reconhecimento de todo um trabalho que foi realizado com instituições sociais, com jovens de comunidades carentes e com alunos e professores de escolas públicas”, afirma Emanuelly.

Ao todo, mais de 100 projetos do Brasil inteiro concorreram nas categorias de Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo na Educação e Empreendedorismo Econômico. Na categoria que premiou o Social Brasilis, 11 projetos estavam inscritos. A cerimônia aconteceu em Curitiba, no dia 8 do mês passado.

Para Elvis, ganhar o prêmio serve de inspiração para mais jovens do Estado. “Servimos de modelo para que as pessoas enxerguem que é possível, que existem caminhos para o desenvolvimento de um processo educacional”, conta.

Em 2016, o Social Brasilis desenvolveu e aplicou duas metodologias em dois polos: Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Sobral, alcançando 240 alunos diretamente e mais de oito mil pessoas indiretamente, por meio de campanhas, seleções e ações organizadas pelos alunos.

Projetos premiados

* Formação Empreendedora de Base Tecnológica

Trata-se de um curso, com duração de 80 horas, que tem por objetivo desenvolver habilidades para a construção e execução de projetos sociais, educacionais e empreendedores. Além disso, visa direcionar os alunos ao desenvolvimento de ações sociais nas comunidades ou escolas ondem atuam, criando um processo de empoderamento por meio da concretização de seus sonhos.

* Game Olhares

É um jogo que traz o incentivo à descoberta de habilidades e o incentivo ao protagonismo por meio de atividades e desafios que levam à construção de ações pelos participantes. O objetivo do jogo é estimular um processo empreendedor dentro do ambiente escolar e criar um ambiente mais cooperativo, tendo os alunos no centro do processo de aprendizagem.

(Com Site do Prêmio Ozires)