Blog do Eliomar

Semana da Planta Medicinal homenageará personalidades com plantio de muda de aroeira

Em defesa da aroeira.

O Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (NUFITO/COASF), da Secretaria da Saúde do Ceará, homenageará personalidades cearenses durante a Semana da Planta Medicinal, de 22 a 26 deste mês, com o plantio de mudas de aroeira. Neste período, entra o Dia da Planta Medicinal – 21 de Maio, uma alusão à data de nascimento de Francisco Abreu Matos (1924-2008), professor da UFC que foi um dos maiores pesquisadores de plantas medicinais do Brasil e idealizador das Farmácias Vivas.

O Ceará foi pioneiro na regulamentação da utilização, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, em janeiro de 2010, autorizou a Secretaria da Saúde “a implantar a política de incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a produção e a inovação de produtos fitoterápicos, a partir da biodiversidade regional”. A política abrange plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas, amplia as opções terapêuticas aos usuários do SUS, e ainda prioriza as necessidades epidemiológicas da população.

Homenageados

Segunda-feira, 22 de maio
Dona Yolanda Queiroz (In Memorian)
Universidade de Fortaleza (Unifor)

Terça-feira, 23 de maio
Escritora Rachel de Queiroz (In Memorian)
Unicatólica de Quixadá

Quarta-feira, 24 de maio
Professor Francisco José de Abreu Matos (In Memorian)
Centro de Vocação Tecnológica – Maracanaú

Quinta-feira, 25 de maio
Dona Maria das Mercês Cruz Silva
Farmácia Viva da Secretaria Municipal de Saúde de Itapipoca

Sexta-feira, 26 de maio
Professora Maria Elisa Oliveira Matos (In Memoriam)
Horto de Plantas Medicinais da UFC

DETALHE – A Aroeira-do-Sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão) é uma árvore medicinal da caatinga nordestina, que se encontra ameaçada de extinção na categoria vulnerável.