Blog do Eliomar

UFC vai comemorar o Dia da África

O Dia da África será celebrado pela Universidade Federal do Ceará com uma programação bem diversificada nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Humanidades (Benfica). A promoção é da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), em parceria com docentes e alunos africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Dentro da programação, haverá nesta quinta-feira (25), três mesas-redondas. A primeira, às 9 horas, será no Auditório José Albano (área 1 do CH). Os outros dois debates ocorrerão às 11 horas e às 14 horas. Arte, juventude, resistência negra, características de países como Angola e Cabo Verde, dentre outros temas, serão abordados nas discussões, que são abertas ao público e não exigem inscrições.

A sexta-feira (26) será dedicada a oficinas de dança e de tranças e a um desfile de moda, a partir das 14 horas, no Bosque Moreira Campos (área 1 do CH). Não é necessário se inscrever previamente.

História

O Dia da África é comemorado oficialmente em 25 de maio, data da fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963. Nesse dia, líderes de Estado africanos uniram-se com o objetivo de libertar o continente do colonialismo e lutar contra o apartheid. Hoje, a data é celebrada para dar visibilidade à África, destacando sua diversidade e seu patrimônio cultural e artístico.

(Com Site da UFC)