Blog do Eliomar

Com seguros de veículos em queda, cresce o mercado de rastreamento no País

A alta no preço de seguros de veículos – estimulada pela baixa venda de automóveis novos e a preocupação dos proprietários voltada para os casos de roubos, resultaram no crescimento da procura pelo serviço de rastreamento e monitoramento dos automotivos no País.

Segundo o diretor comercial do Grupo Servnac, Francisco Moraes, outro fator que colabora para o crescimento da procura pelo serviço de rastreamento e monitoramento de veículos é o índice de recuperação dos automotivos, atualmente em torno de 94%.

“O rastreamento e monitoramento de veículos passaram a ser essenciais para proteger tanto os ocupantes do carro quanto o próprio automóvel”, aponta Moraes, que destaca ainda a maior precisão no rastreamento, diante dos avanços da tecnologia, como a utilização de satélites para localização em tempo real, “quer seja de uma frota inteira de automóveis ou de apenas uma moto”.

A Servnac é uma empresa que realiza serviços de rastreamento de carros, motos, caminhões, máquinas agrícolas, frotas e quaisquer veículos automotivos. De acordo com Moraes, o setor que mais utiliza esse tipo de serviço é o de veículos de carga, quando o gestor da companhia consegue monitorar o caminhão. Logo após vêm os carros de luxo, seguidos dos veículos de passeio e populares.

Diante da queda na procura pelos seguros de veículos, as grandes seguradoras passaram a apostar no Nordeste, que representa somente 18% de participação no setor, enquanto a Região Sudeste possui 74% dos negócios das seguradoras.

(Foto: Divulgação)