Blog do Eliomar

Fortaleza é sede do XXIII Congresso Cearense de Cardiologia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional do Ceará (SBC-CE) abriu, nesta manhã de quinta-feira, no Centro Universitário Unichristus (Campus Parque Ecológico), o XXIII Congresso Cearense de Cardiologia. O tema é ¨Prevenção das doenças cardiovasculares: um olhar para o futuro à luz das evidências”.

Segundo a presidente do congresso, Maria Tereza Sá Leitão, estão sendo aguardados até sexta-feira, último dia do certame, cerca de 700 profissionais de saúde. Na pauta, assunto pertinentes à área, por meio de palestras com nomes nacionais.

“Discutiremos as evidências em cardiologia na prevenção de doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade em todo o mundo, com enfoque à prevenção de complicações cardiovasculares e à preocupação que os serviços de saúde, profissionais e pesquisadores possuem com essas complicações que dizimam milhares de pessoas. Discutiremos ações direcionadas a mudar este quadro, de forma efetiva”, destaca Tereza.

De acordo com o presidente da SBC-CE, Sandro Salgueiro, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na população brasileira e responsáveis por pelo menos 20% das mortes em nossa população com mais de 30 anos de idade. “Os fatores de risco de maior incidência para o acometimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, a hipertensão, as dislipidemias e o diabetes. Já o sedentarismo, a obesidade central e periférica foram posteriormente acrescentados como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, afirma.