Blog do Eliomar

Lula visita usina de biodiesel fechada por Temer e apregoa: “Queremos nossa usina de volta!”

203 2

Lula vestiu camisa com a frase: “Queremos nossa usina de volta”

O ex-presidente Lula (PT) visitou, agora há pouco, a Usina de Biodiesel de Quixadá, antes de rumar para a Região do Cariri, onde encerrará sua visita ao Estado. A usina foi construída por Lula em 2008, mas está fechada desde novembro do ano passado, pelo governo de Michel Temer (PMDB). A Petrobrás decidiu sair do setor de biocombustíveis.

O prefeito de Quixadá Ilário Marques (PT), que está acompanhando Lula, destacou importância da Usina para a economia local. “Mais de 30 mil agricultores produziam mamona e vendiam para a Petrobrás para fazer biodiesel. Empregava também 800 catadores de lixo e 300 piscicultores. Empregou 5 mil na construção e durante o pico tinha mais de mil empregados. A Petrobrás, através do governo golpista, fechou porque a matéria-prima vinha de muito longe e não dava lucro”, disse o prefeito.

Agenda

Às 17h30min, Lula estará no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato, onde receberá a Medalha Bárbara de Alencar, o título de doutor honoris causa da Universidade Regional do Cariri (Urca) e títulos de cidadania de vários municípios da região, inclusive do Crato. Depois, participa de ato político, intitulado de “ato em defesa da democracia”.

(Com Blog da Política e informações do repórter Carlos Mazza, enviado para Quixadá)