Blog do Eliomar

Rodrigo Janot denuncia integrantes do PP por organização criminosa na Petrobras

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira denúncia nessa corte apontando integrantes de um partido político como participantes de uma organização criminosa. Segundo a denúncia, essa organização agiu para desviar dinheiro da Petrobras.

Rodrigo Janot pediu que integrantes do Partido Progressista sejam condenados por esses crimes. O teor da denúncia ainda não foi divulgado.

Segundo o jornal O Globo, o inquérito no qual foi apresentada a denúncia foi aberto, em março de 2015, para investigar a participação de 39 políticos do PP, PT e PMDB na suposta organização criminosa que atuava na estatal.

Em outubro do ano passado, a pedido de Janot, esse inquérito foi fatiado e as investigações sobre organização criminosa passaram a ser quatro: uma sobre o PP, outra sobre o PT, uma terceira sobre o PMDB do Senado e a quarta sobre atuação do PMDB da Câmara.

A expectativa é que o presidente Michel Temer seja denunciado nesse último inquérito nos próximos dias. Junto com a divisão, Janot pediu a inclusão de mais investigados e ao todo os quatro inquéritos ficaram com 66 alvos.