Blog do Eliomar

Câmara Municipal debaterá o novo horário de funcionamento do comércio de Fortaleza

Por iniciativa do vereador Guilherme Sampaio (PT), a Câmara Municipal vai realizar audiência pública para debater o novo horário do comércio em Fortaleza. O encontro ocorrerá na próxima segunda-feira, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz (Centro) e contará com a participação de representantes da prefeitura e do Sindicato dos Comerciários.

Os empregados do comércio querem negociar com o prefeito Roberto Claudio, antes da aprovação do Projeto Lei (342/2017) pela Câmara Municipal, o funcionamento do comércio de rua que se localize nas ZEDUS (Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica) e que poderá ocorrer de segunda a domingo, 24 horas por dia.

Esse item envolve a mudança do funcionamento do comércio no centro da cidade, corredores de estabelecimentos comerciais como Monsenhor Tabosa, Montese, entre outros, sem levar em conta a segurança para os comerciários e lojistas. Outro ponto polêmico é a mudança do funcionamento dos shoppings, que será das 8 às 24 horas.

Os comerciários apontam ainda que, com a aprovação, perderão a prerrogativa de negociação através de acordo coletivo de trabalho para a mudança de horário de funcionamento aos domingos e nos feriados.

(Foto – Arquivo)