Blog do Eliomar

Parque Natural da Sabiaguaba. Agora vai?

 

Da Coluna Vertical, do O POVO desta quarta-feira:

A Prefeitura de Fortaleza informa que, por meio dos decretos nº 11986 e 11987 de 2006, criou, respectivamente, o Parque Natural Municipal das Dunas (PNMD) e a APA da Sabiaguaba, que têm como gestor a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Adianta que em 2010 foi elaborado o Plano de Manejo e em 2012 foi criado o Conselho Gestor das Unidades de Conservação da Sabiaguaba (CGS), que, entre outras atividades, atua de forma consultiva e deliberativa. Como forma de preservar a área, algumas ações estão sendo encaminhadas.

Cita a delimitação e identificação física dos limites do Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba; a não realização de novas ligações de água e energia; averiguação da situação cadastral dos loteamentos do Parque e de novas inscrições de IPTU; levantamento de informações quanto a ocupações de áreas públicas irregulares no Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba e na Área de Proteção Ambiental (APA da Sabiaguaba).

Diz ainda que, entre as conquistas para a comunidade da Gereberaba, que fica no bairro, estão: uma linha de transporte alternativo atendendo aos moradores, que antes precisavam andar quatro quilômetros para pegar ônibus, e a Cagece, em parceria com os populares, fez a ligação de água potável para abastecer as casas. Noventa residências já estão sendo atendidas e outras mais passarão a receber o benefício.