Blog do Eliomar

Principais candidatos, Merkel e Schulz votam nas eleições da Alemanha

A chanceler da Alemanha e candidata pela União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, votou neste domingo (24) em Berlim nas eleições gerais, enquanto seu principal adversário, Martin Schulz, líder do Partido Social-Democrata (SPD), foi às urnas em Würselen, no oeste do país.

Cerca de 61,5 milhões de alemães estão aptos a votar. O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que também já votou, convocou a população a comparecer às zonas de votação para cumprir com seus deveres como cidadãos. “Quem não vota deixa que outros decidam sobre o futuro do nosso país”, afirmou Steinmeier.

As últimas pesquisas indicam uma vitória tranquila de Merkel, com uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre Schulz. O terceiro lugar do pleito deve ficar com a ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), que chegará pela primeira vez ao parlamento do país.

As primeiras pesquisas de boca de urna serão divulgadas nesta tarde, quando serão fechadas as 73,5 mil seções eleitorais e quando também terá início a apuração dos votos.

(Agência Brasil)