Blog do Eliomar

Seminário Empreender: ao lado de quem ousa

Editorial do O POVO deste sábado (21) ressalta o 11º Seminário Empreender. Confira:

Será encerrado hoje o 11º Seminário Empreender – mas ainda com atividades durante todo este sábado -, um dos maiores eventos do País na área dos micro e pequenos negócios. Organizado pela Fundação Demócrito Rocha e Sebrae, o evento tem como tema “O Ceará decolou criando oportunidades”. O 11º seminário encontra-se com a feliz coincidência do aniversário de 20 anos do Crediamigo, do Banco do Nordeste (BNB), considerado o maior programa de microcrédito da América do Sul, e que libera anualmente R$ 10 bilhões para esse segmento da economia.

Na abertura do evento, João Dummar Neto, vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, destacou a relevância dos micros e pequenos negócios para a economia do País, lembrando a grande contribuição do Empreender para a alavancagem do setor. A região Nordeste conta com 1,24 milhão de microempreendedores individuais (MEI), a maior parte deles (72,3%) concentrados em quatro estados: Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco. O Ceará, com 206.179 registros, representa o percentual de 16,6% entre estados nordestinos, segundo dados do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao BNB.

O Empreender destaca-se como um momento de conhecimento, lugar de encontro, de negócios e de incentivo à atividade econômica; uma boa combinação de teoria, prática e relatos de casos de sucesso. O tema deste ano faz referência à perspectiva de um novo e positivo ciclo para a economia cearense, a partir da implantação do hub (centro de conexão de voos) da Air France-KLM e Gol, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A operação vai gerar centenas de novas oportunidades de negócios.

É por isso que Dummar Neto afirmou, na abertura do encontro, que o papel do seminário é facilitar o acesso à informação para quem deseja empreender. Destacou que, ao longo desses 11 anos, o Grupo de Comunicação O POVO sempre esteve ao lado do pequeno e microempreendedor. Sem dúvida, em muito boa companhia, pois o segmento é responsável pela geração de 95% dos empregos no Ceará e no País.

E O POVO sempre marcará presença ao lado desse importante setor da economia, que tem flexibilidade suficiente para conviver e superar as crises, sempre com a coragem e ousadia típicas dos pequenos grandes empreendedores.