Blog do Eliomar

Bia Bedran é atração no IV Seminário Baú da Leitura

658 1

Com a participação da contadora de histórias, escritora e musicista Bia Bedran, a ONG Casa do Conto promoverá, nos dias 20 e 21 deste mês, o IV Seminário Baú de Leitura. O evento será realizado no auditório da Enel, apoiadora do projeto por meio da Lei do Mecenato Estadual , da Secretaria da Cultura do Ceará.

O seminário contará com oficinas sobre literatura infantil e música, ocasião em que será apresentado o aplicativo Mapa da Leitura, que viabiliza o cadastro de grupos para atuar com bibliotecas comunitárias. As comunidades interessadas em participar do projeto poderão se cadastrar durante todo o ano.

O evento contará também com a apresentação do grupo Tapera das Artes e a entrega de três baús, contendo 400 livros cada, para comunidades de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Fortaleza.

Quem é Bia Bedran

Bia Bedran nasceu em Niterói, em 1955. É mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, atriz e escritora. Entre 1973 e 1983 foi integrante do Quintal Teatro Infantil. É uma das fundadoras do Bloco da Palhoça, grupo musical que mescla composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais brasileiros.

Nas décadas de 80 e 90 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs. Como pesquisadora, lançou o livro “A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

Programação Seminário Baú de Leitura

*Dia 20 de novembro, segunda-feira

8h – Coffee break  e credenciamento dos participantes

8h30min – Apresentação artística da Taperas das artes

9h – Videoconferência com Tairon Coelho, Yasmim Wink e Guilherme Donada, criadores do aplicativo Mapa da Leitura

10h30min – Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto

14h – Oficina literatura infantil cearense, com Kelsen Bravos

14h – Oficina Musicalização na Biblioteca, com Thomé Holanda

*Dia 21 de novembro, terça-feira

8h – Coffee break e credenciamento dos participantes

8h30min –  Palestra Sistematização de acervos, com a  Aparecida Lavor, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará.

10h30 – Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto

13h30min – Entrega de 03 Baús de Leitura e sorteios

14h30min – Palestra show com a contadora de histórias e musicista Bia Bedran.

(Foto – Divulgação)