Blog do Eliomar

PF realiza operação que investiga fraude em empréstimos do BNB

342 1

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, nesta manhã de sexta-feira (22), a Operação Caixa 3. O objetivo é cumprir 14 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza.

A operação investiga crime de gestão fraudulenta no âmbito do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em benefício do Grupo Petrópolis, do ramo de cerveja. Ao todo 72 (setenta e dois) policiais federais e 10 (dez) servidores da CGU estão dando cumprimento às medidas cautelares.

Auditoria

A auditoria da CGU apontou irregularidades na avaliação, concessão e acompanhamento das operações de crédito do BNB sob exame, financiadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Dentre as constatações, está a substituição da garantia fiança bancária (avaliada com rating AA) por hipoteca de parque industrial (avaliada com rating B) autorizada pela direção e posteriormente aprovada pelo Conselho de Administração do banco após parecer técnico favorável – em desacordo com os normativos internos e de complicance da estatal.

A investigação também apura a ocorrência de desvio dos recursos obtidos pelo grupo empresarial para pagamento de despesas de campanhas eleitorais.

DETALHE – Será concedida entrevista coletiva, às 11 horas, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará (Bairro de Fátima).