Blog do Eliomar

Governo britânico prepara campanha para esclarecer o Brexit

A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, e alguns dos seus principais ministros, iniciarão nas próximas semanas uma campanha para esclarecer os planos sobre a futura saída do Reino Unido da União Europeia (UE), segundo informou a imprensa local neste domingo (11). May pronunciará um discurso durante as próximas três semanas no qual apresentará detalhes sobre a futura relação que espera estabelecer com Bruxelas após a ruptura com o bloco, no dia 29 de março de 2019.

O ministro de Relações Exteriores, Boris Johnson, um dos principais defensores do Brexit na campanha do referendo que foi votado em junho de 2016, será o primeiro a apresentar as suas ideias sobre a saída da União Europeia (UE), na próxima quarta-feira.

O ministro para o Brexit, David Davis, e o titular de Comércio Internacional, Liam Fox, também programarão discursos, mas o mesmo não será feito pelo ministro de Economia, Philip Hammond, considerado o membro do gabinete de May mais favorável à UE.

Na campanha para explicar o roteiro britânico para o Brexit, a chefe de governo e os ministros abordarão temas como os direitos dos trabalhadores, acordos de comércio internacional e segurança.

Na semana passada, o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, pediu a Londres mais “clareza” sobre seus planos. Barnier alertou que existem diferenças “substanciais” entre Londres e Bruxelas sobre o futuro acordo de transição que o Reino Unido quer estabelecer após a saída oficial do bloco.

(Agência Brasil)