Blog do Eliomar

Governo alerta – Quem dominar o tráfico no Ceará, dominará o Nordeste

“Eu ouvi do próprio ministro da Justiça (Torquato Jardim) a afirmação de que quem dominar o tráfico no Ceará dominaria o nordeste. O nosso pedido é que algum desses centros de inteligência, que estão em análise no governo, possa ser instalado no nosso querido Ceará”.

A declaração é do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), nesta quinta-feira (1º), durante a apresentação do projeto que cria Sistema Unificado de Segurança Pública no Brasil, que visa integrar informações de inteligência entre os governos federal e estaduais como forma de agilizar a comunicação entre as polícias. A proposta ainda define tecnologia moderna na fiscalização, investigação e repressão ao crime organizado.

Diante da localização estratégica do Ceará – entre a rota pela Amazônia e Europa – Eunício solicitou ao ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, a instalação de um Centro de Inteligência Regional no Estado.

O senador cearense apresentou a Jungmann uma minuta de Projeto de Lei Complementar que cria o Sistema Unificado de Segurança Pública. Eunício argumentou que o próprio ministro da Justiça, Torquato Jardim, já reconheceu que o Ceará é a porta de entrada do tráfico no Nordeste e que a instalação da unidade no Estado seria estratégica para o combate do crime organizado.

“Eu ouvi do próprio ministro da Justiça a afirmação de que quem dominar o tráfico no Ceará dominaria o Nordeste. O nosso pedido é que algum desses centros de inteligência, que estão em análise no governo, possa ser instalado no Ceará”, sugeriu o presidente do Congresso Nacional.

“Sua análise em relação ao papel estratégico do Ceará no combate às drogas e ao crime organizado ele é perfilado pela área de segurança e eu vou analisar com muita atenção e propriedade a sugestão que o senhor nos faz em nome do Estado e lhe darei resposta muito em breve”, ressaltou Jungmann.

(Com Agências / Foto: Divulgação)