Blog do Eliomar

Chacina do Benfica – Governo anuncia medidas mais no campo do controle de torcidas

392 3

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), deram encaminhamento, durante reunião, nesta segunda-feira (12), no Palácio da Abolição, a ações para reforçar a proteção da população, e de torcedores, dentro e no entorno dos estádios da Capital. Entre as medidas que serão adotadas em breve, está o cruzamento do sistema de cadastro do Bilhete Único, da Prefeitura, com a criação de cartão de identificação para os torcedores. As informações serão disponibilizadas, também, para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará e Ministério Público estadual, que traçarão estratégias de ação conjunta, informa a assessoria de imprensa do Abolição.

Camilo Santana informou que a ideia é aproveitar um banco de dados que já existe – com mais de 1,1 milhão de pessoas cadastradas no Bilhete Único – para unificar com a lista de torcedores dos clubes cearenses. Além disso, o chefe do Executivo estadual propôs a criação de uma comissão parlamentar mista, com representantes da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa e apoio das secretarias do Esporte do Estado e Município.

“(A comissão) vai construir, vendo as experiências exitosas de outros estados e países, mecanismos e políticas públicas que podem ser adotadas para acabar com a violência de torcidas em dias de jogos”, disse o governador,adiantando que será criado um relatório com sugestões para serem executadas pelo Estado e Prefeitura, além das federações e clubes.

VAMOS NÓS – Na prática, o Governo parece creditar só a torcidas organizadas a culpa pela Chacina do Benfica. As medidas de controle de torcedores nos parece coisa antiga que já deveria ter sido implantada há tempos. O Ministério Público do Estado, num passado recente, havia se incumbido de listar torcedores violentos, com cadastro e tudo. O que houve? E quem punido até hoje? Que desse encontra saiam outras novidades não publicizadas ainda.

VAMOS NÓS 2 -A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) apresentou alguma medida para controle das facções dentro dos presídios? O problema, não somos especialistas, nos parece residir por trás das grades.

(Foto – Divulgação)