Blog do Eliomar

Academia Sueca decide não entregar o Nobel de Literatura

A Academia Sueca, organização que escolhe os agraciados pelo Nobel de Literatura, não vai anunciar o ganhador de 2018 por causa de um escândalo de abuso sexual que atingiu a instituição. A informação é da agência EFE.

Em um comunicado, a academia diz que a decisão foi tomada por causa do estado atual “reduzido” da Academia e da “perda de confiança pública” na casa. Diz ainda que precisa rever seus estatutos e práticas e questões de conflito de interesses.

No centro da decisão está um escândalo sexual que começou a vir à tona há seis meses, quando surgiram denúncias de agressão sexual, feitas por 18 mulheres, contra um fotógrafo francês, Jean-Claude Arnault, que dirige um projeto financiado pela Academia Sueca e era um dos homens mais influentes da cena cultural de Estocolmo.

Entre as autoras das denúncias estão integrantes da academia (o equivalente sueco à Academia Brasileira de Letras) e mulheres de integrantes. Arnault é casado com a poeta e escritora Katarina Frostenson, também da Academia Sueca. Várias das supostas vítimas disseram que foram vítimas de agressão sexual em instalações da própria Academia.