Blog do Eliomar

Projeto quer instituir em Fortaleza o serviço médico de urgência com motos

Mesmo licenciado, ele cobra apreciação.

O vereador Julierme Sena (PR), através do projeto de indicação 652/2017, quer instituir e regulamentar o serviço de atendimento médico de urgência com motos, também conhecido por Motolância, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Fortaleza. O serviço já existe, mas não é devidamente regulamentado por lei.

A motolância deverá ser pilotada por um técnico de enfermagem devidamente treinado e equipado. E mesmo durante o atendimento, a ambulância continuará seguindo ao local para realizar a remoção correta do paciente para uma unidade de saúde, explica o vereador.

O serviço antecipa o atendimento das unidades móveis a caminho da ocorrência, podendo dar uma resposta mais rápida e eficaz para as pessoas que precisam de um socorro, pois cada segundo faz a diferença. No caso de paradas cardíacas, por exemplo, a cada minuto perdido, a chance de sobreviver diminui de 7% a 10%.

O projeto já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, mas ainda precisa ser aprovado em plenário pela maioria dos vereadores.

(Foto – CMFor)