Blog do Eliomar

Auditece lança campanha pró-concurso público

A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece) lançou campanha cujo slogan é “Estado sem Auditor, quem ganha é o sonegador”. A campanha vai contar com uma série de ações e, entre elas, há uma petição online, disponível para todas as pessoas por meio da internet. A ordem é chamar a atenção para a necessidade de concurso, uma vez que o auditor fiscal da Receita Estadual trabalha para carrear recursos para o Estado.

O diretor-executivo da Auditece, Juracy Soares, lembra que há mais de uma década não é realizado concurso público para auditor fiscal no Estado. “Estamos há 11 anos sem que novos servidores ingressem na Sefaz, essa situação fragiliza o estado. O Ceará precisa fazer concurso, e vamos ao governador Camilo Santana solicitar que ele lance edital ainda este ano”, esclarece.

Urgência

De acordo com Juracy, por conta das especificidades do cargo, o Estado leva em torno de cinco a oito anos para ter um funcionário plenamente apto às atribuições do cargo. “Os processos e a legislação são complexos, e a forma de trabalhar requer uma expertise própria, que requer anos de treinamento, qualificação e conhecimento da legislação. A sociedade cearense não pode viver uma situação fragilidade da administração tributária, que não pode prescindir de um corpo de auditores fiscais para atuação nas diversas demandas que a fiscalização requer, ainda mais hoje, com o advento da tecnologia”, enfatiza.

Juracy Soares lembra ainda que, nos últimos 11 anos, mais de 300 auditores fiscais já se aposentaram e/ou estão aptos a ingressar na aposentaria.