Blog do Eliomar

Governadores abrem nova ofensiva contra governo Temer

Da Coluna do Eliomar de Lima, no O POVO desta terça-feira:

Os governadores vão arranjar uma nova briga contra o Governo Temer no que diz respeito a recursos não repassados pela União. Dessa vez, a reclamação diz respeito à política de repasses da Desvinculação das Receitas da União (DRU), um determinante para que o governo possa organizar as contas e controlar a inflação.

Em Brasília, o Colégio de Procuradores-Gerais dos Estados abriu a discussão, que conta com a participação de Juvêncio Viana, o titular da PGE do Ceará. O objetivo é entrar com ação no STF para reaver recursos.

“A União utiliza muito as contribuições sociais, majora excessivamente, não repassa o justo e quanto aos impostos vai segurando, não fazendo a mesma majoração, no que os Estados perdem”, explica Juvêncio. Ele destaca que essa luta se compara ao episódio do Programa de Regularização de Ativos no Exterior (Sistema de Repatriação) ganho pelos Estados.

Sobre quanto o Ceará perde com valores não repassados da DRU, o procurador-geral disse que o montante é alto, mas está sendo fechado pela Sefaz.

(Foto – Veja)