Blog do Eliomar

Alvarás: empresários aguardam novidades

186 2

Da Coluna Eliomar de Lima, no O POVO deste sábado (21):

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) prometeu anunciar, na segunda-feira (23), novidades relacionadas à lei que instituiu o aumento das taxas de alvarás e a cobrança que, pela medida, passa a ser anual. A informação é do presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, que esteve conversando com o chefe do Executivo municipal nesta semana.

O reajuste das taxas gerou polêmica e reações da parte não só da Fiec, mas de entidades do setor produtivo como o Sinduscon, Sindilojas, CDL, FCDL, Associação Comercial do Estado e Abrasel, esta representante de bares e restaurantes. Todos dizem que a matéria, como está, com percentuais de cobrança levando em conta o metro quadrado de imóvel, por exemplo, gerando aumento até 200% em alguns segmentos, provocará demissões.

Beto não adiantou o que o prefeito vai comunicar, mas disse apostar no bom senso da autoridade.

Na noite da quinta-feira (19), antes do ato de entrega do Troféu Clóvis Rolim, no Theatro José de Alencar, um grupo de microempresários protestou contra o aumento das taxas. RC, no entanto, estava em Brasília, onde participou da convenção que homologou Ciro Gomes candidato a presidente pelo PDT.

O prefeito sabe que o caso gera desgastes. Agora é saber se ele pagará por esse desgaste neste ano que, também, é eleitoral.