Blog do Eliomar

Batalha de MCs ocupa espaços no Dragão do Mar

Uma vez a cada mês, a juventude da periferia de Fortaleza ocupa, com muito ritmo e poesia, o Espaço Patativa do Assaré do Centro Dragão do Mar. Reunidos em formato de círculo, os jovens chegam de diversas partes da Capital e RMF para travar um duelo onde a arma mais letal é a palavra. Trata-se da Batalha do Dragão, um espaço dedicado a rimas de improviso e muita criatividade, onde o MC que mais empolgar a plateia se consagra vencedor da disputa e garante uma vaga na Batalha dos Campeões, realizada ao final do ano, apenas com os vencedores das edições anteriores.

As batalhas são comandadas pelo veterano Erivan Produtos do Morro, rapper e produtor musical que há 10 anos mantém um estúdio especializado em gravar rap no Morro do Castelo Encantado, na Zona Leste de Fortaleza. Segundo Erivan “os duelos são uma forma eficiente de conscientizar a juventude sobre temas importantes para a sociedade, pois os jovens são obrigados a estudar se quiserem formular uma boa rima e vencer a disputa”, afirmou.

Para incentivar cada vez mais a participação dos MCs, a Batalha do Dragão oferece premiação para a primeira e segunda colocação. Entre os prêmios, destaca-se a gravação de músicas no estúdio mantido por Erivan, em sua casa, o Produtos do Morro Rec. “O objetivo é lançar uma coletânea de todas as músicas que gravamos pela Batalha do Dragão. Tem muito MC famoso que foi revelado nas rodas de rima”, completa. O evento também abre espaço para apresentações musicais. Nesta edição, o pocket show fica por conta do Fortal La Máfia, grupo de rap fundado no final de 2013, que foi atração no último Maloca Dragão.

Como funciona?

As batalhas são do tipo “conhecimento” e de dupla, onde os MCs devem rimar sobre temas sorteados na hora. A disputa se dá em 2 rounds, onde cada dupla participante tem 45 segundos para desenvolver sua ideia. Se houver empate, a batalha passa para o terceiro round. Os competidores são avaliados pelo público e vence o MC que mais empolgar a plateia.

Os interessados devem comparecer ao local do evento, no dia da competição, a partir das 18 horas. As inscrições seguem até às 18h30min e são gratuitas.

SERVIÇO

*Mais informações podem ser obtidas no Facebook de Erivan Produtos do Morro https://www.facebook.com/erivanprodutosdomorro/

(Com Assessoria de Impensa/Fotos – Divulgação)