Blog do Eliomar

Artistas cearenses expõem xilogravuras na Funarte de São Paulo

A mostra “Bestiário Nordestino” poderá ser conferida na Funarte, em São Paulo, no período de 4 de outubro a 19 de novembro. Inédita no país, a mostra, que ocupará a Galeria Mario Schenberg, no Centro da capital paulista, é composta por dezenas de obras de xilogravura. A curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu reúne imagens que resgatam a história e o imaginário do povo do Nordeste. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo – CE.

A exibição de obras de 15 artistas de seis cidades, executadas com a tradicional técnica de gravação sobre pranchas de madeira, começará a deslocar-se para fora do Ceará a partir desta temporada em São Paulo. Entre os destaques estão José Costa Leite, J. Borges e Abraão Batista, referências nacionais, já com uma longa história na xilogravura, e que ainda continuam a produzir.

Também ficam em evidência as obras do acervo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), considerado a maior coleção de matrizes do país – sendo que, pela primeira vez, são expostas fora da instituição trabalhos de três artistas de Juazeiro do Norte (CE): Damásio Paulo, Walderêdo Gonçalves, Antônio Lino.

DETALHE – Depois de São Paulo, a mostra “Bestiário Nordestino” seguirá para o Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE).

SERVIÇO 

*Horários: Segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas; sábado e domingos, das 11 às 21 horas.

*Funarte SP – Galeria Mario Schenberg
Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo, Capital

*Entrada franca.

(Foto – Divulgação)