Blog do Eliomar

Pré-Carnaval de Fortaleza – Maracatu Solar lança CD/DVD no Aterro da Praia de Iracema

479 1

Em clima de Pré-Carnaval, o Maracatu Solar vai lançar, às 18 horas do próximo sábado, no palco oficial no Aterro da Praia de Iracema, seu CD/DVD intitulado “Um Cada Um…Um Cada Sol… Maracatu Solar”, gravado ao vivo no dia 6 de outubro de 2018 no Cineteatro São Luiz. Este trabalho conta com aproximadamente 150 brincantes do maracatu Solar que interpretam uma verdadeira ópera popular que agrega à manifestação do maracatu, elementos de ancestralidades, identidades étnicas e religiosidades através das linguagens da música, da dança e da artesania (figurinos e adereços).

Depois deste primeiro lançamento nesse dia simbólico (dia 2 de fevereiro é de dia de Iemanjá em vários estados brasileiros, e esse orixá é o tema do Maracatu Solar nesse ano de 2019), o Maracatu Solar ainda lançará esse trabalho pioneiro no dia 17 de fevereiro no palco principal do Theatro José de Alencar , além de outros espaços, como no dia 22, às 20h30min no Polo de Carnaval do Benfica e dia 23, às 15h30min, o DVD “ Um Cada um…Um Cada Sol…Maracatu Solar”, será exibido na tela do Cineteatro São Luiz.

Convidados

O espetáculo contará com as participações especiais dos cantores – todos eles brincantes do Maracatu Solar – Pingo de Fortaleza, Jord Guedes, Eliahne Brasileiro, Dgal, Cariolano Solar, Wiltom Matos, Juliana Roza, Artur Guindugli, Juliana Eva, Inês Mapurunga e Yane Caracas, além de contar com Descartes Gadelha, griô do Maracatu Solar e responsável pelos arranjos rítmicos do grupo, que será o solista do espetáculo no universo da percussão. A regência de “Um Cada Um…Um Cada Sol… Maracatu Solar” ficará a cargo de Catherine Furtado. No campo da dança a coordenação das coreografias é de Fabrício Óliver, Débora Íngred e Gil Rodrigues.

No repertório do espetáculo, o mesmo do CD/DVD estão alguns clássicos do maracatu cearense como Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), Maracatu Solar (Descartes Gadelha, Inês Mapurunga, Wiltom Matos, Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça) , Solencanto (Pingo de Fortaleza) Paz de Oxalá (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), além de todas as parcerias de Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha compostas para o Maracatu Solar (Oxum de Mim, o axé Oculto de Ossain entre outras) e inédita “Para Minha Mãe Yemanjá”, composta por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha para ser a loa oficial do Maracatu Solar em 2019.

(Foto – Divulgação)